A chuva está de regresso a Portugal, bem como o vento forte e o mar bastante agitado, avisam o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e a Proteção Civil. Muitos distritos - 14 - estão sob aviso amarelo, esta quinta-feira, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora, sendo de 90 quilómetros/hora nas terras altas. Oito deles sob o mesmo alerta, mas devido à chuva. Já a agitação marítima, em algumas zonas, elevou o nível de aviso para laranja.

O vento forte far-se-á sentir em Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, segundo IPMA, entre as 12:00 e as 18:00.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Aveiro, Guarda e Coimbra devido à previsão de chuva por vezes forte entre as 15:00 e as 21:00 de hoje.

Sob aviso amarelo estão ainda os distritos de Viana do Castelo Braga, Vila Real, Guarda, Viseu, Aveiro, Castelo Branco e Coimbra devido à previsão de queda de neve acima dos 1.400 metros entre as 12:00 e as 18:00 de hoje.

O continente presenciará um céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte a partir do início da tarde em especial nas regiões norte e centro, passando gradualmente a regime de aguaceiros e queda de neve acima de 1400/1600 metros, baixando gradualmente a cota para 600/800 metros a partir da tarde.

A previsão aponta ainda para vento moderado de sudoeste, soprando temporariamente forte no litoral oeste com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora, rodando gradualmente para noroeste a partir da tarde, sendo forte de sudoeste, com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora nas terras altas.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura mínima nas regiões norte e centro e descida máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre os 7 e os 14 graus Celsius, no Porto entre 11 e 13, em Bragança entre 0 e 6, em Viseu entre 3 e 8, na Guarda entre 2 e 5, em Castelo Branco entre 4 e 10, em Évora entre 4 e 15, em Beja entre 7 e 16 e em Faro entre 9 e 16.

A Proteção Civil também emitiu um aviso à população, devido às previsões de chuva intensa, alertando que se deslocará de norte para sul. O vento forte e a queda de neve nas terras altas, além da agitação marítima, também entram no leque de advertências.

A população deve, por isso, manter-se atenta até à tarde de sexta-feira, altura para a qual está previsto um desagravamento das condições climatéricas.

Comportamentos a adotar

A Autoridade Nacional da Proteção Civil apela à população que sejam tomados comportamentos adequados de forma a prevenir o eventual impacto do mau tempo, em particular nas zoas historicamente mais vulneráveis.

Dessa forma a proteção civil recomenda que sejam desobstruídos os sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados, que os condutores adotem uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias.

As autoridades recomendam também que não sejam atravessadas zonas inundadas de forma a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas, alem de alertarem para a possibilidade de queda de ramos e árvores, devido ao vento mais forte.

Na orla costeira e nas zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiro é aconselhado cuidados especiais na circulação evitando, se possível, a circulação e permanência nestes locais.

Agitação marítima

Sob aviso laranja, estão sete distritos do continente, por causa da previsão de agitação marítima. Os distritos de Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja entre as 18:00 de hoje e as 06:00 de sábado devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro entre as 02:00 e as 18:00 de hoje, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros.