A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou, nesta sexta-feira, a população para a adoção de medidas preventivas devido às previsões meteorológicas de neve, vento e agitação marítima para o fim de semana, em especial nas regiões do norte e centro.

Em comunicado, a ANPC refere que está previsto um agravamento das condições meteorológicas para sábado e madrugada de domingo, em especial nas regiões a norte do rio Tejo, Minho e Douro litoral.

Segundo a ANPC, que cita o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os aguaceiros podem ser fortes, em particular nas regiões do norte e centro, e o vento vai soprar de moderado a forte, especialmente no litoral e terras altas, onde existe a possibilidade de fenómenos extremos no sábado.

O IPMA prevê ainda queda de neve acima dos 800 metros nas serras da região norte e acima dos 1.200 metros na serra da Estrela e a agitação marítima será forte na costa ocidental.

Tendo em conta as previsões meteorológicas, a Proteção Civil alerta para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, além da possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis.

A ANPC chama também a atenção para inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem, possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte e possíveis acidentes na orla costeira.

Como medidas preventivas, a Proteção Civil recomenda à população para adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias, não atravessar zonas inundadas e desobstruir os sistemas de escoamento das águas pluviais.

A ANPC aconselha ainda à colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve e ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas, além de não praticar atividades relacionadas com o mar.

Segundo o IPMA, a chuva e o vento vão marcar o fim de semana de Carnaval no norte e centro do país, com queda de neve nas terras altas.

“O estado do tempo para sábado, durante o fim de semana, e ainda a prolongar-se na época de carnaval, vai ser de alguma precipitação e vento. No sábado, com uma aproximação de uma superfície frontal, durante a tarde, vamos ter precipitação, que poderá ser por vezes forte, nos distritos de Viana, Braga, Porto, Vila Real, Viseu e Aveiro, entre as 15:00 e as 21:00 de sábado”, disse à Lusa Sandra Correia.

Segundo a meteorologista do IPMA, a passagem de uma superfície frontal irá provocar vento no litoral norte e centro, assim como nas terras altas, com rajadas que podem chegar aos 100 quilómetros por hora, e aos 80 km/h nos distritos do litoral.

Para domingo, de acordo com Sandra Correia, o dia ficará igualmente marcado por aguaceiros, mas “só a norte e centro”, prolongando-se para segunda e terça-feira.

Quanto às temperaturas, a meteorologista adiantou que no sábado ocorrerá uma descida da temperatura, que não sofrerá grandes alterações no fim de semana.

No entanto, na noite de terça para quarta-feira “assistir-se-á a uma nova descida da temperatura”.

A neve irá também marcar presença durante o fim de semana de Carnaval, com queda acima dos 800 e até aos 1000 metros, nas serras a norte junto com a fronteira de Espanha, assim como na Serra da Estrela, acima dos 1000 metros, sobretudo durante a tarde de sábado e na madrugada de sábado para domingo.

Em relação à agitação marítima, a partir de sábado à tarde, são esperadas ondas de noroeste entre 4/5 metros, situação que se prolonga para domingo e segunda-feira na costa ocidental.