Catorze concelhos de Castelo Branco, Guarda, Coimbra e Santarém apresentam hoje risco máximo de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco máximo de incêndios os concelhos de Sabugal, Sertã, Vila de Rei, Oleiros e Proença-a-Nova (Castelo Branco), Sardoal (Santarém), Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres e Celorico da Beira (Guarda), Pampilhosa da Serra e Gois (Coimbra), Arganil e Castanheira de Pera (Leiria).

Vários concelhos dos distritos de Faro, Setúbal, Beja, Santarém Portalegre, Guarda, Viseu, Vila Real e Aveiro estão também em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

No domingo, a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) registou 111 incêndios, que foram combatidos por 3.048 bombeiros, com o apoio de 791 veículos. Esse foi o dia em que se registaram mais incêndios este ano.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao fim da manhã, o vento soprará em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado (20 a 30 km/h) de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Mondego e nas terras altas a partir do início da tarde.

A temperatura máxima deverá descer em especial no litoral norte e centro.

Na Madeira prevê-se céu com períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul e vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) de norte, sendo fraco (inferior a 15 km/h) nas vertentes sul da ilha da Madeira.

Nos Açores, no grupo ocidental o céu deverá estar geralmente pouco nublado, com vento noroeste moderado, enquanto no grupo Central e Oriental céu apresentar-se-á muito nublado mas com boas abertas, embora com aguaceiros fracos e pouco frequentes.

Quanto às temperaturas, Castelo Branco, Évora e Beja serão as cidades mais quentes com 34 graus celsius de máxima, 29 em Lisboa e 25 no Porto, sendo esperados 27 graus em Faro.