Onze distritos do continente estão sob aviso amarelo devido às elevadas temperaturas esperadas a partir deste domingo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que também colocou a Madeira sob o mesmo aviso.

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo começou às 09:00 e estende-se até à madrugada de quarta-feira nos distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Évora e Beja.

Nos restantes cinco distritos abrangidos - Braga, Viseu, Portalegre, Setúbal e Lisboa -, o aviso amarelo só começa a vigorar a partir das 09:00 de segunda-feira, estendendo-se igualmente até quarta-feira de madrugada (05:59).

O arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo devido às temperaturas elevadas e ao vento, que pode atingir os 90 quilómetros por hora.

O aviso amarelo corresponde a uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica e é o segundo menos grave numa escala de quatro.

Segundo o IPMA, a temperatura vai aumentar no continente a partir de segunda-feira, acima dos 35 graus, com exceção da faixa costeira, tendência que se deverá manter até quarta-feira.

Para o arquipélago da Madeira, a previsão é de continuação de tempo quente e seco até terça-feira. Para hoje e segunda-feira, o instituto prevê uma máxima de 27 graus na região.