Atualizado às 13:05

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para sete o número de distritos sob aviso amarelo em Portugal continental devido à previsão de aguaceiros fortes, que poderão ser de granizo, e trovoada.

Aos distritos de Santarém, Leiria, Castelo Branco, Coimbra e Portalegre juntam-se os de Évora e Beja, onde o aviso amarelo irá prolongar-se até às 19:00 de hoje.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, vigora entre as 8:00 e as 15:00 de hoje nesses sete distritos de Portugal continental e implica uma situação de risco para as atividades condicionadas pela situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, aumentando temporariamente de nebulosidade nas regiões centro e sul, e chuva pouco frequente.

O instituto prevê também vento fraco a moderado, mas que poderá ser forte nas terras altas do norte e centro.

Além disso, deverá registar-se uma descida da temperatura máxima no litoral da região centro e sul.

Em Lisboa, Viseu e Beja está prevista uma temperatura máxima de 27 graus Celsius, em Évora, Vila Real e Castelo Branco 28º, em Braga 34º, em Viana do Castelo 30º, no Porto, Leiria e Coimbra 29º, na Guarda 25, em Faro 25, no Funchal 22º e em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 19º.