O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, esta terça-feira, cinco distritos de Portugal continental, a costa da ilha da Madeira e a ilha de Porto Santo sob aviso amarelo devido ao calor. De acordo com informação disponibilizada na página da internet do IPMA, estão sob aviso amarelo, devido à persistência de temperaturas máximas elevadas, os distritos de Braga, Vila Real, Coimbra, Leiria e Lisboa.

Segundo o IPMA, o aviso vai estar em vigor até ao final da tarde de quarta-feira nos distritos de Braga, Vila Real, Leiria e Lisboa, e até ao final da tarde desta terça-feira no distrito de Coimbra, bem como na costa das ilhas da Madeira e de Porto Santo.

O IPMA prevê para esta terça-feira, no continente, céu geralmente limpo, apresentando períodos com nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde. O vento deverá soprar em geral fraco, a menos de 15 quilómetros por hora (km/h), e por vezes moderado, entre 15 e 25 km/h, nas terras altas das regiões Norte e Centro até ao início da manhã.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 34 graus Celsius, no Porto de 29 e em Faro de 31.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) mantém o alerta de calor para o distrito de Braga emitido na segunda-feira devido à previsão de temperaturas máximas elevadas. O alerta foi divulgado na segunda-feira na página da Internet da DGS, sendo válido para aquele dia. No entanto, a DGS manteve o alerta para esta terça-feira, referindo na página que, «devido às temperaturas elevadas, pode haver efeitos na saúde».

Em Braga prevê-se uma máxima de 35 graus Celsius, em Lisboa de 34 graus, no Porto de 29 e em Faro de 31.