Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga estão este domingo sob «aviso amarelo» devido à previsão de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada. Porto Santo e a costa norte da ilha da Madeira também estão sob aviso amarelo devido à previsão de temperaturas elevadas.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os avisos vão estar ativos até às 21:00 de hoje no Porto, em Viana do Castelo e em Braga.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê nas regiões do Norte e Centro períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do meio da tarde, em especial no Centro e interior Norte. Prevê ainda aguaceiros nas regiões do litoral a norte do Cabo Mondego, estendendo-se gradualmente ao resto das regiões e diminuindo de intensidade e de frequência a partir do meio da tarde. No Minho e Douro Litoral existirão condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros fortes e trovoada até ao meio da tarde.

O vento soprará em geral fraco de sudoeste, soprando temporariamente moderado no litoral e moderado a forte nas terras altas, e a temperatura máxima deverá descer ligeiramente, em especial no litoral.

Para a região Sul, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado até ao início da manhã, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do meio da tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros na região do Alto Alentejo e Vale do Tejo até ao meio da tarde. O vento soprará em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado durante a tarde.

Para os Açores, o Instituto prevê céu geralmente pouco nublado e aguaceiros fracos nos grupos Ocidental e Oriental e céu muito nublado com boas abertas no grupo Central. Na Madeira, o céu estará em geral muito nublado, com períodos de chuva, em geral fraca.

As temperaturas máximas previstas hoje são de 23ºC em Lisboa, 21 no Porto e em Viana do Castelo, 20 em Braga, 24 em Faro, 26 no Funchal e 25 em Ponta Delgada.