A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu um alerta de calor para os distritos do Alentejo, devido à previsão de temperaturas máximas elevadas.

O alerta amarelo de calor, divulgado na página da Internet da DGS, foi feito para os distritos de Portalegre, Évora e Beja.

A DGS alerta que «devido às temperaturas elevadas pode haver efeitos na saúde».

Por causa das temperaturas elevadas, também o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta quinta-feira o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo, o que pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado por nuvens baixas e com neblina ou nevoeiro no litoral a norte do Cabo da Roca até ao final da manhã. A nebulosidade poderá persistir em alguns locais da faixa costeira.

Para hoje está também prevista a possibilidade de períodos de chuva fraca ou chuvisco na faixa costeira a norte do Cabo Carvoeiro até ao final da manhã.

O vento deverá soprar em geral fraco, inferior a 20 quilómetros por hora (km/h), tornando-se moderado (20 a 35 km/h) no litoral oeste a sul do Cabo Mondego e nas terras altas, a partir da tarde.

A temperatura deverá descer, em especial nas regiões do interior Norte e Centro, estando prevista para Lisboa uma máxima de 29 graus Celsius, no Porto de 22 e em Faro de 30.

No arquipélago dos Açores, estão sob aviso amarelo as ilhas do grupo Ocidental, Corvo e Flores, devido à previsão da queda de precipitação que pontualmente poderá ser forte.