A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu um alerta de calor para esta segunda-feira para 10 distritos do país devido às elevadas temperaturas, que podem ter efeitos nocivos na saúde.

A informação consta da página na Internet da Direção-Geral de Saúde e refere que os distritos em causa são Beja, Setúbal, Évora, Lisboa, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra e Braga.

A DGS alerta que a exposição ao calor intenso, particularmente durante vários dias consecutivos, «pode produzir efeitos negativos na saúde humana».

Esses efeitos, avisa, manifestam-se «através do agravamento de doenças crónicas, principalmente na população idosa, e de doenças relacionadas com o calor, como as cãibras, esgotamento por calor e a situação mais grave os golpes de calor».

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje céu pouco nublado, aumentando de nebulosidade a partir do meio da manhã no norte e no centro, com vento fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se moderado (15 a 30 km/h) no litoral a partir da tarde.

A temperatura máxima deverá descer para 26 graus Celsius no Porto, 27º em Faro e 30º em Lisboa.