Os voos nos Açores voltaram, esta sexta-feira, à normalidade e as escolas estão preparadas para abrir portas, apesar de a Proteção Civil e Bombeiros se manter em prevenção, disse esta sexta-feira à Lusa fonte das entidades.

De acordo com fonte da SATA Air Açores, a companhia aérea mantém, esta sexta-feira de manhã, «todos os voos no horário regular», depois de na quinta-feira ter cancelado 21 voos entre as ilhas devido ao vento forte que se fez sentir no arquipélago.

Também as escolas estão preparadas para abrir portas, não havendo qualquer condicionamento previsto, segundo adiantou João Santos, do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Na quinta-feira, o Governo Regional encerrou escolas de sete das nove ilhas dos Açores, o que, segundo adiantou à Lusa uma fonte da secretaria Regional da Educação, envolve «mais de 80 unidades e cerca de 15.100 alunos».

Estado do tempo melhorou

O estado do tempo nos Açores melhorou durante a noite e madrugada, sem registo de ocorrências ativas desde as 21:00 de quinta-feira, disse à agência Lusa fonte do Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores. «Neste momento não há nenhum aviso para o arquipélago, está todo a verde, e desde as 21:21 de quinta-feira» [que não existem ocorrências], adiantou à agência Lusa João Santos, do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

Devido aos ventos fortes, o SRPCBA registou um total de 85 ocorrências durante o dia de quinta-feira, sobretudo relacionadas com quedas de árvores e telhados danificados, nas ilhas Terceira, São Jorge, Graciosa e Flores, indicou José Dias.

Num balanço anterior, o presidente do SRPCBA, José Dias, frisou que o caso «mais preocupante e que mais cuidado inspirou» tinha acontecido com quatro famílias desalojadas nas ilhas Terceira e São Jorge e que foram transferidas para casas de familiares.

Bombeiros mantém prevenção

Ainda assim, referiu João Santos, os elementos da Proteção Civil e Bombeiros «mantêm-se de prevenção e com redobrada atenção», já que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera lançou novos avisos para previsões de vento muito forte e agitação marítima no arquipélago.

Segundo a página de internet do instituto, foi lançado um aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido a previsões de ondas com altura de 5 a 7 metros, que está ativo entre as 08:00 e as 12:00 desta sexta-feira.

Um outro aviso do IMPA, desta vez amarelo, o terceiro mais grave, foi lançado para os Açores devido a previsões de rajadas de vento na ordem dos 70 km/hora.

O IPMA divulgou ainda um outro aviso amarelo, com hora de ativação marcada para as 12:00 de domingo e duração até cerca das 03:00 de segunda-feira, para alertar para provável agitação marítima, estando previstas ondas com altura de quatro a cinco metros.