O fim de semana vai ser marcado por períodos de chuva nas regiões do norte e centro, com as temperaturas a variarem entre 15 e 23 graus Celsius, adiantou à agência Lusa a meteorologista Cristina Simões.

De acordo com a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva vai afetar as regiões do Norte e Centro, pelo menos até terça-feira, devido à passagem de uma frente fria.

Para este fim de semana prevemos chuva nas regiões Norte e Centro. Na região Sul, não deverá chover, mas estamos a prever nebulosidade. Esta situação vai manter-se também na segunda-feira, dia 17, só devendo melhorar a partir de terça-feira”.

Cristina Simões indicou que na terça-feira, a partir da tarde, a chuva deverá tornar-se menos intensa e frequente.

Na quarta-feira já não deve chover. O vento será fraco do quadrante sul”.

No que diz respeito às temperaturas, Cristina Simões realçou que “não vão sofrer grandes alterações”, prevendo-se máximas a variar entre 15 e os 23 graus Celsius e mínimas entre 08 e 15.

Duas ilhas dos Açores sob aviso amarelo

O IPMA emitiu um aviso amarelo referente a chuva para as ilhas do grupo oriental dos Açores – São Miguel e Santa Maria -, que vigora até sábado.

Segundo o IPMA, as ilhas de São Miguel e Santa Maria vão estar sob aviso amarelo entre as 18:00 de hoje (mais uma hora em Lisboa) e as 06:00 de sábado.

O IPMA informa, ainda, que o agravamento do estado do tempo se deve à passagem de uma superfície frontal fria, que poderá provocar “precipitação forte” nas ilhas do grupo oriental.

O aviso Amarelo é o menos grave de uma escala de três e corresponde a risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Face as previsões meteorológicas o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda a adoção de comportamentos adequados, de modo a “garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas, a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento”.