A chuva tem sido a paisagem da semana e o Instituto do Mar e da Atmosfera teve de reforçar os avisos de amarelo para laranja em quatro distritos, por causa dos aguaceiros por vezes fortes, granizo e trovoada: em Setúbal, Évora, Beja e Faro. 

São os quatros distritos mais a sul de Portugal continental a estarem, assim, sob o segundo nível mais grave de uma escala de quatro, pelo menos até às 12:00 de hoje.

Os restantes 14 distritos estão sob aviso amarelo até ao final do dia, pelos mesmos motivos.

Para Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu o IPMA prevê aguaceiros fortes, com possibilidade de queda de granizo e trovoada.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação meteorológica de risco elevado a moderado, enquanto o amarelo representa risco para determinadas atividades dependentes do estado do tempo.

Também se pode esperar céu muito nublado no país e neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Temperaturas

Prevê-se também uma pequena descida da temperatura máxima na região Norte.

As máximas vão rondar os 18 graus celsius em Lisboa, enquanto no Porto e Faro chegam aos 17. Leiria será a cidade mais quente hoje com máximas esperadas de 19 graus.

Na ilha da Madeira, as temperaturas variam entre os 14 e os 18 de máxima no Funchal, sendo esperados períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros, em especial nas vertentes norte e nas terras altas da ilha da Madeira.

Nos Açores, o IPMA prevê para as ilhas do grupo ocidental e central períodos de céu muito nublado com boas abertas, enquanto no grupo oriental está ainda prevista a possibilidade de aguaceiros fracos durante a madrugada.

As temperaturas variam entre os 12 de mínima em Ponta Delgada (16 de máxima) e os 13 de mínima em Santa Cruz das Flores, Horta e Angra do Heroísmo, cujas máximas vão ronda os 18.