A Madeira está hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido ao tempo quente, segundo informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, a ilha da Madeira está desde as 02:00 e até às 18:00 de hoje sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O IPMA prevê para na Madeira céu pouco nublado, apresentando períodos de maior de nebulosidade por nuvens altas até final da manhã, vento fraco, soprando moderado do quadrante leste nas terras altas e pequena subida de temperatura, em especial da máxima.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 23 e os 31 graus Celsius.

Nos Açores, os grupos central (S. Jorge, Graciosa, Pico, Faial e Terceira) e oriental (S. Miguel e Santa Maria) também estão sob aviso amarelo desde as 19:00 de terça-feira e até às 07:00 de hoje devido à previsão de chuva ou aguaceiros pontualmente fortes e acompanhados de trovoada.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando existem situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje nos Açores períodos de céu muito nublado com boas abertas a partir da manhã, aguaceiros pontualmente fortes e com condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e vento leste fresco com rajadas até 60 quilómetros/hora (km/h).

Quanto ao continente, o IPMA prevê para hoje céu pouco nublado, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade por nuvens altas, vento em geral fraco predominando de nordeste, soprando temporariamente de norte no litoral oeste e moderado nas terras altas, pequena descida da temperatura máxima no interior norte e centro e subida de temperatura no Algarve.

Em Lisboa, Coimbra e Portalegre prevê-se uma máxima de 29 graus Celsius, no Porto e em Castelo Branco 28, Évora, Leiria e Funchal 31, Beja 32, Faro 34, Guarda 20, Braga 30, Bragança e Ponta Delgada 23, Viana do Castelo 27, Viseu 26, Angra do Heroísmo 22 e Santa Cruz das Flores 20. 

Ilhas de São Miguel e Santa Maria sob aviso amarelo devido à chuva

Mas se a Madeira está em alerta devido ao calor, as ilhas de São Miguel e Santa Maria, grupo oriental dos Açores, estão desde as 07:00 de hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte, informou IPMA.

De acordo com o IPMA, as duas ilhas açorianas estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, desde as 07:00 e até às 19:00 de hoje.

O IPMA prevê para hoje nos Açores períodos de céu muito nublado com boas abertas a partir da manhã, aguaceiros pontualmente fortes e com condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e vento leste fresco com rajadas até 60 quilómetros/hora (km/h). 

Monchique com risco muito elevado de incêndio

O concelho de Monchique, distrito de Faro, apresenta hoje risco muito elevado de incêndio, enquanto outros cinco se encontram em risco elevado, avança o IPMA 

De acordo com o IPMA, os concelhos de Loulé, Silves, Vila do Bispo e Aljezur (Faro) e Odemira (Beja) apresentam hoje risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.