Seis distritos de Portugal continental foram colocados esta quarta-feira sob aviso amarelo, o segundo menos grave numa escala de quatro, devido às temperaturas elevadas, anunciou o Instituto de Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos colocados em aviso amarelo até às 21:00 de hoje são a Guarda, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Setúbal.

O aviso amarelo do IPMA significa que existe risco de praticar algumas atividades devido ao calor.

Para hoje, o IPMA prevê céu limpo, com alguma nebulosidade no litoral e com vento fraco durante a tarde na faixa costeira a sul do Cabo Mondego e na costa sul do Algarve.

O instituto estima ainda que se registe uma pequena subida das temperaturas, em especial nas regiões do interior Norte e Centro.

As temperaturas deverão chegar aos 24 graus Celsius no Porto, 34 em Lisboa e 31 em Faro

Nas ilhas, a previsão aponta para céu nublado e alguns aguaceiros, com as temperaturas a variar entre os 18 e os 23 graus nos Açores e os 20 e 25 graus na Madeira, acrescenta a Lusa.

Cerca de vinte concelhos dos distritos da Guarda, Viseu, Coimbra, Santarém e Faro apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O risco máximo de incêndio afeta sobretudo as zonas mais interiores da Guarda e Viseu. Portalegre, Beja e Faro apresentam risco muito elevado.