Para este domingo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para uma pequena subida de temperatura mínima nas regiões do litoral Norte da temperatura máxima nas regiões do litoral Norte e Centro e na região Sul.

O céu vai estar pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade nas regiões do interior Centro e Sul durante a tarde.

Quanto a temperaturas, a máxima será de 35.º e vai registar-se em Évora.

Lisboa chegará aos 30.º, Porto aos 28.º e Faro aos 27.º.

Mas se for à praia, e não só, tenha cuidado porque o risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) é hoje 'Muito Alto' em todo o continente.

O IPMA colocou em risco ‘Muito Alto’ de exposição à radiação UV as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real.

Além de todo o território de Portugal continental, o risco de exposição à radiação ultravioleta é igualmente 'Muito Elevado' em Porto Santo e Angre do Heroísmo.

Santa Cruz (ilha das Flores) e Ponta Delgada estão hoje com risco 'Alto' de exposição às radiações UV, enquanto na Horta o risco é 'Moderado'.

Nas regiões com níveis 'Muito Alto' e 'Alto', os especialistas recomendam o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Alto'), 8 a 10 ('Muito Alto') e superior a 11 ('Extremo').

Risco de incêndio 'Muito Elevado'

Ainda segundo o IPMA, mais de 20 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Leiria, Castelo Branco e Santarém estão hoje em risco 'Muito Elevado' de incêndio, o segundo mais grave.

Segundo as informações disponibilizadas no 'site' do IPMA, estão em risco 'Muito Elevado' de incêndio os concelhos de Vimioso, Moncorvo, Freixo de Espada a Cinta e Alfândega da Fé (Bragança), Sernancelhe e Moimenta da Beira (Viseu), Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Pinhel, Sabugal, Guarda, Tranciso, Celorico da Beira, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira (Guarda).

Estão igualmente com risco 'Muito Elevado' de incêndio os concelhos de Belmonte, Covilhã, Penamacor, Fundão, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Oleiros, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova e Vila de Rei (Castelo Branco) e Mação e Sardoal (Santarém).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido' e 'Máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.