Seis pessoas ficaram na noite de quinta-feira desalojadas e pernoitaram em casa de familiares em Courelinhas, freguesia do Couço, concelho de Coruche, devido a danos em habitações causados ventos fortes, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

Os ventos fortes causaram danos «nas coberturas de nove habitações e de quatro armazéns de apoio à agricultura», afirmou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém. «Três veículos ficaram danificados», acrescentou.

«O alerta da queda de telhados foi dado pelas 20:50 de quinta-feira», informou, ao referir que os bombeiros tiveram alguma dificuldade em aceder ao local, uma vez que algumas vias estavam obstruídas devido à queda de árvores.

Os trabalhos da Proteção Civil foram suspensos pelas 01:49 e serão retomados a partir das 07:30, acrescentou a fonte.

Os distritos a norte de Leiria - Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Aveiro, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Bragança – têm aviso amarelo para o vento forte com rajadas que podem atingir os 70 km/hora e nas terras altas os 90 km /hora, além da chuva forte que poderá ser de granizo acompanhada de trovoada.

Para estes distritos, os avisos vigoram até às 09:00  para o vento forte, enquanto o da chuva forte estende-se até às 21:00 igualmente do dia de hoje.

A costa norte da ilha da Madeira encontra-se sob aviso amarelo devido à forte ondulação, assim como Porto Santo, com o aviso a vigorar entre as 10:00 de hoje até às 12:00 de sábado. As temperaturas vão rondar os 24 graus no Funchal.

O IPMA prevê céu muito nublado, com abertas a partir da manhã. Períodos de chuva, por vezes forte na região sul, passando gradualmente a regime de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada nas regiões norte e centro, onde poderão ser de granizo.

Está prevista também a queda de neve acima de 1.800 metros, descendo a cota para 1.400 metros ao longo do dia.

De acordo como IPMA, há ainda uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões norte e centro, assim como da temperatura máxima em todo o país.

Quanto às temperaturas previstas para hoje, Faro e Sagres vão chegar aos 19 graus celsius, Sines apresenta 18, Lisboa, Beja e Leiria aos 17, Coimbra e Porto aos 16, Guarda e Bragança vão ser as cidades mais frias, com 9 e 11 graus respetivamente.

 A costa portuguesa encontra-se sob aviso amarelo devido à previsão de ondulação forte, enquanto para os distritos a norte de Leiria está prevista chuva e vento forte, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o site do IPMA na Internet, o aviso amarelo para a agitação marítima vigora nos 10 distritos da costa portuguesa entre as 03:00 da madrugada de hoje até às 07:00 domingo, já que estão previstas ondas entre os quatro e os cinco metros.

Seis barras da costa portuguesa estão hoje fechadas e quatro condicionadas devido à agitação marítima, de acordo com a informação disponibilizada pela Marinha.

Nos Açores, para as ilhas do grupo ocidental e central estão previstos períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto e períodos de chuva a partir da noite. No grupo oriental estão previstos períodos de céu muito nublado com boas abertas e aguaceiro fracos durante a madrugada.

Em Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada são esperados 18 graus de máxima enquanto a Horta regista 17.