O tempo quente vai regressar na sexta-feira e manter-se, pelo menos, até ao início da próxima semana, situação que levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a colocar 12 distritos sob aviso amarelo.

“Nos próximos dias, já a partir de amanhã, sexta-feira, vamos ter uma pequena subida de temperatura. O céu em geral limpo, podendo surgir alguma nebulosidade nas regiões do interior. No entanto, o fator mais significativo é a subida da temperatura e por esse motivo foi emitido aviso de tempo quente” para 12 distritos”, disse à Lusa a meteorologista Sandra Correia.

Os distritos de Braga, Bragança, Beja, Castelo Branco, Évora, Guarda, Lisboa, Setúbal, Santarém, Portalegre, Vila Real e Viseu vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ entre as 11:00 de sexta-feira e as 22:00 de sábado, que pode prologar-se para o dia de domingo, segundo Sandra Correia.

A meteorologista do IPMA acrescentou que o vento irá soprar “essencialmente fraco e em regime de brisa na faixa ocidental durante a tarde”.

Além das máximas, também as temperaturas mínimas vão sofrer uma pequena alteração para valores entre os 18 e os 20 graus Celsius, já a partir das próximas noites e durante o fim de semana, explicou a responsável.

Para sexta-feira, são esperadas máximas de 37 graus Celsius em Évora, Beja, Santarém e Castelo Branco, 35 em Portalegre, 34 em Lisboa, Vila Real, Guarda e Bragança, 33 em Braga e Faro e 24 no Porto e Viana do Castelo.

Segundo Sandra Correia, as temperaturas quentes vão manter-se pelo menos até segunda e terça-feira.