A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu esta segunda-feira o alerta laranja para o Sistema Integrado de Operações de Socorro e para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, para os próximos dois dias em todos os distritos.

Segundo o site da ANPC, o alerta laranja vai vigorar entre as 08:00 de terça-feira e as 20:00 de quarta.

A Proteção Civil divulgou ainda um aviso à população que dá conta de previsões de temperaturas máximas nos próximos dias entre 35 e 40 graus em todo o território, humidade relativa próxima dos 20% e vento do quadrante leste, podendo atingir valores de 30km/hora nas terras altas.

Face às previsões de tempo quente e seco, a Proteção Civil considera existirem condições favoráveis à progressão de incêndios florestais e possível afetação dos grupos populacionais mais vulneráveis.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo, devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas, o arquipélago da Madeira e os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

O aviso amarelo vigora entre as 19:00 de hoje e as 17:59 de quarta-feira nos distritos do continente e entre as 19:00 de hoje e as 20:59 na Madeira.

Também para terça-feira, a Direção-Geral de Saúde emitiu o alerta amarelo, o segundo mais grave de uma escala de três, para os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro, devido aos efeitos possíveis na saúde provocados por temperaturas elevadas.