As temperaturas nos Açores deverão voltar a descer de forma «acentuada» no fim de semana, prevendo-se mínimas entre cinco e sete graus, segundo a meteorologia, que admite a possibilidade de queda de neve, especialmente no grupo ocidental e central.

«Estamos a prever uma descida acentuada da temperatura, após a passagem de uma superfície frontal, a partir de sábado à tarde, a começar no grupo Ocidental [ilhas das Flores e Corvo] e a estender-se pelos restantes», disse a meteorologista Vanda Costa, da delegação regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As previsões apontam para que ao longo da tarde de sábado sejam atingidas temperaturas mínimas entre os cinco e sete graus.

«Poderão ocorrer alguns aguaceiros, geralmente fracos e pouco frequentes, que, acima dos 600 metros, no grupo Ocidental e Central [Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial] poderão ser de neve», revelou ainda a meteorologista, acrescentando que no caso do grupo Oriental este cenário poderá ser possivel acima dos 800 metros de altitude.

As baixas temperaturas que se registaram esta semana nos Açores permitiram, na terça-feira, a queda de neve nas ilhas do Pico e do Faial, em zonas acima dos 800 metros, uma situação pouco frequente provocada por uma massa de ar polar.

Segundo a delegação regional do IPMA, a mínima mais baixa foi registada em São Jorge: seis graus.

A meteorologista disse que esta é «uma situação normal», mas «pouco frequente nos Açores», indicando ainda que as baixas temperaturas deverão fazer-se sentir durante a tarde de sábado e domingo de manhã.

Paulo Fontes, da Associação Novo Dia, adiantou à Lusa que vão ser distribuídos este fim de semana cobertores pelos sem-abrigo de Ponta Delgada, devido à previsão de baixas temperaturas, uma ação que já foi feita esta semana.

O mesmo responsável adiantou que dormem atualmente nas ruas da baixa da maior cidade açoriana nove sem-abrigo, a quem a associação para a inclusão social «distribui também pequenos-almoços, sandes e sopa».