A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu esta terça-feira um aviso à população devido à previsão de tempo frio, com «temperaturas abaixo de normal para a época», alertando para as medidas preventivas a adotar.

Em comunicado, a ANPC refere que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para os próximos dias, tempo frio e seco, com temperaturas «mínimas abaixo do normal para a época», e condições para persistência de nevoeiros, que poderão ser gelados em especial nas regiões do interior.

Face às previsões meteorológicas, a ANPC alerta para a possibilidade de piso escorregadio devido à formação de geada, em especial nas regiões do interior e visibilidade reduzida em zonas de nevoeiro, intoxicações por inalação de gases e incêndios em habitações.

A Proteção Civil diz também que é necessário ter «especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo».

A Autoridade Nacional de Proteção Civil recomenda igualmente especial atenção aos aquecimentos com combustão, como braseiras e lareiras, uma adequada ventilação das habitações e a não utilização de dispositivos de aquecimento durante o sono.

Entre as medidas preventivas a adotar pela população devido ao tempo frio, a ANPC refere ainda que se deve ter «atenção à condução em locais onde se forme gelo na estrada, adotando uma condução defensiva».

Na nota, a ANPC destaca também as recomendações da Direcção-Geral da Saúde, nomeadamente que se evite a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura, o uso de várias camadas de roupa, a ingestão de sopas e bebidas quentes, evitando o álcool, que proporciona uma falsa sensação de calor.