Subiu para 'aviso laranja' o alerta do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja devido ao tempo quente.

De acordo com o Instituto, os distritos vão estar sob ‘aviso laranja’ entre as 12:00 de hoje e as 22:00 de sexta-feira.

Também devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, o IPMA colocou os distritos de Vila Real, Viseu, Bragança, Setúbal e Faro sob ‘aviso amarelo’ entre as 12:00 de hoje e as 22:00 de sexta-feira.

O ‘aviso laranja', o segundo mais grave de uma escala de quatro.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões Norte e Centro até meio da manhã.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal no litoral das regiões Norte e Centro e pequena subida de temperatura.

Acresce que sete regiões de Portugal apresentam hoje risco ‘extremo’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto o resto do país está com níveis ‘muito elevados', ainda segundo o IPMA.

De acordo com o Instituto, em risco ‘extremo’ de exposição à radiação UV estão as regiões de Beja, Castelo Branco, Évora, Guarda, Penhas Douradas, Portalegre e Santarém.

O Instituto recomenda para as regiões em risco ‘extremo’ que se evite o mais possível a exposição ao sol.