Sete distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo e Beja vai estar sob aviso laranja este fim de semana devido à previsão de tempo quente, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o distrito de Beja vai estar sob aviso laranja entre a meia-noite de sábado e as 21:59 de domingo, depois de hoje ficar sob aviso amarelo entre as 11:00 e as 23:59 devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

Os distritos de Évora e Setúbal vão estar sob aviso amarelo entre as 11:00 de hoje e as 21:00 de domingo, enquanto o de Portalegre fica sob o mesmo aviso a partir das 09:00 desta manhã até às 21:00 do último dia do fim de semana.

Já os distritos de Lisboa, Castelo Branco, Faro e Guarda ficam sob aviso amarelo entre as 09:00 de sábado e as 21:00 de domingo.

O aviso laranja é o segundo mais grave numa escala de quatro e implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, pelo que o IPMA recomenda às populações que se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e que sigam as orientações da Proteção Civil.

Já o aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e implica uma situação de risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.

O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente céu geralmente limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até ao meio da manhã, vento fraco, tornando-se moderado de noroeste a partir da tarde, em especial no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro.

Está também previsto neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral norte e centro e pequena subida de temperatura na região sul.

Em Lisboa as temperaturas variam entre 16 e 32 graus Celsius, no Porto entre 13 e 22, em Viseu entre 14 e 30, na Guarda entre 16 e 30, em Coimbra entre 13 e 29, em Castelo Branco entre 18 e 36, em Portalegre entre 22 e 36, em Évora entre 16 e 37, em Beja entre 17 e 29, em Santarém entre 22 e 30, em Setúbal entre 16 e 27.