O comandante de Pessoal do Exército, general José Calçada, demitiu-se por "divergências inultrapassáveis" com o Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), segundo o próprio confirmou este sábado ao Expresso.

Segundo o jornal, o pedido de exoneração de funções foi apresentado na sexta-feira, tendo já entregado uma declaração para a passagem ao estatuto de reserva. O chefe do Estado-Maior do Exército aceitou o pedido de passagem à reserva feito pelo tenente-general.

Num curto comunicado hoje divulgado, o Exército confirmou que o tenente-general Antunes Calçada apresentou declaração de passagem à situação de reserva "a qual foi aceite pelo general chefe do Estado-Maior do Exército", Rovisco Duarte.

"A fim de assegurar a manutenção da cadeia de comando" foi nomeado o vice-chefe do Estado-Maior do Exército, tenente-general Rodrigues da Costa, "para assumir o cargo de Comandante do Pessoal em acumulação", refere o comunicado.

A decisão do CEME foi comunicada ao ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, indicou ainda o Exército.

A demissão surge após um acumular de discordâncias ao longo dos últimos meses, em que o caso de Tancos foi a gota de água.

Para o general Calçada, a forma como o CEME decidiu exonerar cinco comandantes por causa do furto de armamento foi "inqualificável".

Falando de "divergências imultrapassáveis", o general garante que "nunca pretendeu" ser promovido a vice-CEME, lugar que Rovisco Duarte já tinha feito saber que não viria a ser ocupado pelo comandante de Pessoal.

Este sábado, o Expresso dá conta que o general José Calçada publicou no Facebook um poema de despedida dedicado aos seus militares, na página do Agrupamento Bravo, intitulado "Até sempre... Até à eternidade!".

Chegou a hora de partir das fileiras/ Com grande tristeza no coração!/ Não era assim que queria, isso não!/
Mas às vezes não há outras maneiras"
, escreve José Calçada, acrescentando "o Exército tudo me deu, nada me deve!".

O general termina a publicação, escrevendo: "Dentro dos soldados que comandei, vocês sabem que ocupam um lugar especial! Um abraço para todos!"