Ancorados no porto de Santa Apolónia desde sexta-feira, os 50 maiores veleiros do mundo foram visitados por inúmeros curiosos.

Recebemos milhares de pessoas ao longo destes quatro dias, com filas intermináveis para visitar os barcos. O balanço é muito positivo. Garantidamente que daqui a quatro anos vamos voltar a ter este evento", disse Filipe Costa, da APORVELA, associação que organiza o The Tall Ships Races, ouvido pela Agência LUSA.

 

As noites quentes ajudaram bastante. Ainda ontem [domingo] à noite tivemos fogo-de-artifício e estiveram aqui milhares de pessoas a aplaudir, o que foi muito especial", acrescentou Filipe Costa.

Esta segunda-feira, a The Tall Ships Races levantou ferro e os navios rumaram ao Atlântico.

A The Tall Ships Races é uma competição de vela que se realiza anualmente para dar oportunidades de formação a jovens de todo o mundo. A primeira regata foi realizada entre Torbay (Reino Unido) e Lisboa há 60 anos.

A competição, que passa por quatro portos começou em Antuérpia (Bélgica), passou por Lisboa, seguindo depois para Cadiz (sul de Espanha) e terminando na cidade galega da Corunha, de 11 a 14 de agosto.