A GNR deteve 27 pessoas por tráfico de estupefacientes e apreendeu vários tipos de droga, nos últimos dias, durante uma operação nas imediações do Festival Meo Sudoeste, na Zambujeira do Mar (Odemira).

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Comando Territorial de Beja da GNR revelou que, além das detenções, os militares fizeram 74 apreensões de droga.

Da apreensão constam 1.283 doses de haxixe, 20 de canábis, 28 de cocaína, 70 de MDMA, 97 comprimidos de ecstasy e 28 plantas de canábis, precisou a Guarda.

No global, durante a operação de segurança montada pela GNR nos dias em que decorreu o festival de música, no concelho alentejano de Odemira, foram detidas 27 pessoas por alegado tráfico de droga.

A GNR deteve ainda uma pessoa por condução em estado de embriaguez, outra por injúrias a um militar da força de segurança e outra por alegado furto.

No âmbito da operação, pode ainda ler-se no comunicado policial, foram apresentadas quatro queixas por crime de furto e duas por ofensas à integridade física.

Cinco acidentes de viação, com dois feridos leves e danos materiais nas viaturas envolvidas, foram também alvo de socorro prestado pela GNR.

A iniciativa desenvolvida nas imediações do festival por parte da GNR terminou hoje de manhã, embora continue a manter-se no local, até terça-feira, «um dispositivo aligeirado» para controlo rodoviário.

A edição deste ano do Meo Sudoeste arrancou na passada quarta-feira, dia 07, e terminou na madrugada de hoje, na Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar.

Segundo a organização, passaram pelo festival mais de 154 mil pessoas, tendo a zona de campismo do certame acolhido 23 mil festivaleiros.

A operação da GNR nas imediações do festival envolveu diariamente cerca de 70 militares, de várias áreas: segurança pública, investigação criminal, segurança rodoviária e segurança ambiental.

O Comando Territorial de Beja foi reforçado, durante este período, por elementos da Unidade Nacional de Trânsito e da Unidade de Intervenção da GNR.

Janelle Monáe, Pitbull, Calvin Harris, Fatboy Slim, Cee Lo Green, Capleton, Soja, Richie Campbell e Expensive Soul foram alguns dos nomes do cartaz da 17.ª edição.