Quando se pensa em praia a primeira ideia é apanhar banhos de sol e de mar, mas quem se junta aos treinos gratuitos da FHIT UNIT, na praia de Carcavelos, em Cascais, pode esquecer esse conceito.

Aos fins de semana, o areal da praia de Carcavelos transforma-se num ginásio ao ar livre com uma “atmosfera um bocadinho mais agradável do que um espaço de ginásio fechado e condicionado”, onde quem aceita participar acaba por experimentar treinos funcionais de alta intensidade, em circuito, onde o principal instrumento de trabalho é o peso do corpo.

João Morgado e Rui Rovisco são dois dos fundadores do conceito em Portugal. Após uma viagem com a Sportslab (empresa-mãe do projeto) à Austrália, país onde a prática do exercício ao ar livre está completamente enraizada, a equipa decidiu pegar “no treino em circuito e reunir apoios para conseguir disponibilizar treinos de forma completamente gratuita”.  

“O conceito em si e os conceitos que são apresentados são baseados em modelos que já existem. Nós acrescentámos a componente funcional, não descobrimos a roda (risos)”, explicou João Morgado à TVI24, acrescentando que “as pessoas podem vir treinar todos os fins-de-semana. Basta inscrever-se online para terem acesso aos treinos”.


E é o que têm feito as mais de quatro mil pessoas que já experimentaram o conceito FHIT UNIT e que, segundo os treinadores, esgotam as vagas para os treinos em apenas quatro horas porque “querem mesmo voltar a treinar connosco”.

“É um grupo que não para de crescer. Começámos com 10 alunos por aula e agora temos 30, com as inscrições para os cinco/seis treinos do fim de semana a acabarem em quatro horas. É fantástico”, conta a treinadora Rita Terruta que já considera os alunos que se juntam todos os fins de semana como “uma família”.


Entre saltos, TRX, pranchas e corrida, esta família mostra-se bem-disposta durante os treinos que, confessam, por “ser na areia são mais cansativos”.

“Já tenho vindo várias vezes, quase todos os fins de semana, e sinto-me bem. Acho que é um treino alegre e dá para treinarmos o nosso físico”, descreve Maria sem parar, no entanto, de fazer a prancha na areia até ao toque da buzina.

Os treinos FHIT UNIT decorrem ao sábado e domingo, em Cascais, na praia de Carcavelos em frente à 'A Pastorinha Fizz Beach Bar'. Paulo do Rosário, dono da concessionária que disponibilizou o espaço para que estes treinos possam acontecer de forma gratuita, afirmou à TVI24 que desde que este projeto lhe foi apresentado teve “todo o interesse em participar” por poder proporcionar “bons momentos de desporto às pessoas que nos rodeiam”.

“Participar neste projeto é extraordinário, mas tal não me seria possível sem o apoio do departamento de ambiente da Câmara Municipal de Cascais e da ARHTejo. Só assim é possível proporcionar treinos de grande qualidade num espaço maravilhoso como a nossa praia”.

Apesar de ter a sua “base” assente em Carcavelos, no areal, o FHIT UNIT já esteve na praia de Matosinhos, no Porto, e no próximo sábado, dia 19, ruma a Aveiro para um treino nos Jardins do Forum Aveiro.