Notícia atualizada às 07:40 de sexta-feira

Depois de um verão frio e de várias semanas de chuva forte, o tempo não para de surpreender e já para a próxima semana a previsão é de muito sol e temperaturas acima da média. Em Lisboa, na próxima segunda-feira, os termómetros devem mesmo chegar aos 29 graus, segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera. 

«As temperaturas vão subir nos próximos dias. Prevê-se uma subida da temperatura máxima a partir de sábado e sem precipitação. Podem subir 2/3 graus por dia, o que faz com que no início da semana já se note o tempo mais quente», adiantou à lusa a meteorologista do IPMA, Cristina Simões.

Para esta sexta-feira - com a costa portuguesa, ilhas da Madeira e os Açores sob aviso amarelo -  e sábado «ainda vamos ter chuva, mas não muito intensa e no sul já não está prevista precipitação. Depois, gradualmente as temperaturas vão subindo». Podemos esperar temperaturas mínimas na ordem dos 20 graus.

É apenas uma previsão e até lá tudo pode mudar, mas a partir de domingo o sol vai brilhar. Mais a sul que a norte, é certo, mas ainda assim bom tempo um pouco por todo o país. No Porto, as temperaturas no domingo prometem chegar aos 27 graus, mas a partir de segunda e até quarta-feira deverão chegar aos 29 graus.  

 

Em Lisboa, a previsão é semelhante. Já em Faro, a previsão chega aos 30 graus na próxima quinta-feira. O mesmo acontece em Portalegre, mas na terça-feira. Em Santarém, a semana terá mesmo quatro dias com as temperaturas nos 30 graus.

As notícias de calor limitam-se, para já, à semana que vem, devendo a chuva regressar no sábado, 25 de outubro.