Os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal estão sob aviso amarelo, esta quinta-feira, o segundo menos grave de uma escala de cinco, devido à previsão de tempo quente, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa na sua página da internet, que os distritos de Lisboa, Leiria e Setúbal vão estar sob aviso amarelo entre as 09:00 de hoje e as 22:00 de sexta-feira devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

O IPMA colocou, ainda, sob aviso amarelo os distritos de Évora e Beja até às 22:00 de hoje, devido às temperaturas máximas previstas de 37 graus Celsius para Évora e 36 para Beja.

O aviso amarelo implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa da subida da temperatura máxima, que se situará acima dos 30 graus Celsius, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou na quarta-feira à população que adote «medidas de prevenção», destinadas principalmente às crianças, idosos e doentes crónicos, devido à previsão de uma «subida acentuada da temperatura».

Os níveis de radiação ultravioleta estarão também muito altos.

Nos períodos de maior calor, a DGS recomenda à população que permaneça em «ambientes frescos» e evite atividades que exijam grandes esforços físicos e a exposição direta ao sol entre as 11 e as 17 horas.

Aconselha ainda quem tenha de andar na rua a utilizar roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas, óculos com proteção contra radiação UVA e UVB e protetor solar com fator igual ou superior a 30.

O IPMA prevê para hoje céu limpo, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado de noroeste no litoral a norte do Cabo Espichel durante a tarde e sendo moderado a forte de nordeste até ao final da manhã e a partir do final da tarde nas terras altas.

Está também prevista uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões do litoral norte e centro e na região sul e da máxima no litoral da região centro.

Na Madeira prevêem-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte, e vento fraco a moderado de nordeste.

Para os Açores, prevêem-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros e vento nordeste moderado.

Quanto às temperaturas, em Évora prevê-se uma máxima de 37 graus Celsius, em Beja 36, Castelo Branco 32, em Lisboa 34, em Leiria, Coimbra, Braga e Portalegre 31, Porto 29, Guarda 24, Bragança e Viseu 27, Funchal 25, ponta Delgada 24 e Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 23.