Um sismo de 4.2 na escala de Richter foi sentido esta quarta-feira nos Açores, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que explicou que o epicentro se localizou a 55 quilómetros a noroeste do Capelo (ilha do Faial).

O abalo foi registado pelas 20:17 locais (21:17 de Lisboa) e, segundo a mesma fonte, deverá ser emitido um novo comunicado com «informação instrumental e macrossísmica atualizada».Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), o sismo foi sentido no Faial, nas zonas da Feteira, Flamengos e Horta, mas não se registou qualquer tipo de dano.

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) «continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário», ainda segundo a SRPCBA.

Num comunicado que entretanto emitiu, o SRPCBA lembra que, em caso de sismo, a população deve «manter a calma e contar com a existência de possíveis réplicas» e ficar atenta «às informações e indicações" da proteção civil e forças de segurança».