A terra tremeu esta quinta-feira, pela manhã, bem perto da fronteira portuguesa. Um sismo de 2.8 na escala de Richter foi sentido a sudeste da povoação espanhola de Olivença, localizada junto à fronteira com o Alentejo, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). As estações portuguesas da rede sísmica captaram os sinais, às 09:12.

O epicentro esteve localizado «a cerca de 30 quilómetros a sudeste de Olivença», segundo o IPMA. «Este sismo foi sentido», mas o instituto não acrescentou, para já, mais informações. 

Olivença faz fronteira com os concelhos alentejanos de Elvas (distrito de Portalegre) e Alandroal (Évora).

Contactados pela agência Lusa, os comandos distritais de Operações de Socorro de Portalegre e Évora e os Bombeiros de Elvas disseram que o tremor não foi sentido do lado português. 

«Não recebemos qualquer telefonema de pessoas a dizerem que tinham sentido o sismo», acrescentou fonte dos Bombeiros de Elvas, cidade localizada a cerca de 25 quilómetros de Olivença.

Também vários populares de Elvas contactados pela Lusa disseram desconhecer a ocorrência do sismo, do outro lado da fronteira, e não o sentiram.

No comunicado de hoje, o IPMA remeteu para um novo comunicado, a divulgar «em breve», mais «informação instrumental e macrossísmica atualizada» sobre esta ocorrência.