O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou, neste sábado, que foi sentido durante a madrugada um sismo de magnitude 3.5 na escala de Richter na região de Peniche, não havendo conhecimento de qualquer tipo de danos.

O sismo foi registado às 3:17 nas estações da rede sísmica do continente e teve epicentro a cerca de 18 quilómetros a norte-nordeste de Peniche.

"De acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Peniche. Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados", segundo uma nota do IPMA.

Atividade sísmica registada a oeste da ilha do Faial

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) e a Proteção Civil informaram hoje que tem vindo a ser registada atividade sísmica a oeste do Faial, nos Açores, com um total de 20 eventos, mas nenhum sentido.

Um comunicado emitido esta manhã pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, que cita o CIVISA, adianta que "tem vindo a ser registada atividade sísmica numa região epicentral localizada no mar, entre 20 a 30 quilómetros a oeste da ilha do Faial", grupo Central do arquipélago.

Até ao momento, foram registados 20 eventos, todos de baixa magnitude, tendo o mais forte ocorrido às 23:19 locais (mais uma hora em Lisboa) de sexta-feira com magnitude 3,0 ML na escala de Richter, segundo o comunicado.

Não há informação de qualquer evento ter sido sentido pela população, mas o CIVISA solicita que qualquer notícia sobre a ocorrência de sismos sentidos pela população seja reportada através do formulário disponibilizado no seu portal público ou no sítio da internet de acesso restrito ao SRPCBA.