Açores: sismo abalou três ilhas

Não há registo de feridos nem danos materiais

Por: tvi24 / SM    |   30 de Março de 2009 às 20:38
Um sismo de pequena intensidade foi sentido nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge, nos Açores, sem causar qualquer dano, anunciou o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos dos Açores.

A directora do centro, Teresa Ferreira, adiantou à agência Lusa que o sismo foi registado pelas 18:24 (19:24 de Lisboa) e atingiu uma magnitude de IV/V na Escala de Mercalli.

O epicentro do evento sísmico localizou-se a dois quilómetros a Este da freguesia de Pedro Miguel, no Faial.

Alegando que ainda estão a ser recolhidos dados, Teresa Ferreira explicou que o evento foi sentido pela população das ilhas do Faial, Pico e São Jorge, mas não há danos a registar dado tratar-se de uma intensidade considerada baixa.

A Escala de Mercalli, utilizada para perceber a amplitude dos estragos provocados por um sismo, vai de I (nível imperceptível) a XII (danos quase totais).

Há dois dias atrás foi sentido no Faial outro sismo (com intensidade máxima II na Escala de Mercalli Modificada), com epicentro a cerca de dois quilómetros a Norte da Ribeirinha, que também não causou danos.

Segundo Teresa Ferreira, todos os dias ocorrem sismos nos Açores, por isso a ocorrência de dois sismos próximos e em zonas diferentes não é uma situação alarmante.
PUB
Partilhar
EM BAIXO: Sismo
Sismo
COMENTÁRIOS

PUB
​BES: Banco Nacional de Angola tirou garantia ao BESA dois dias antes da resolução

A TVI apurou que a retirada da garantia estatal foi comunicada pelo BNA à filial angolana do BES. Banco de Portugal e Ricardo Salgado têm visões diferentes. A garantia em causa, que perdeu validade a 01 de agosto, tinha sido assinada pelo ministro das Finanças e seguia-se a uma ordem do Presidente José Eduardo dos Santos, que prestava ao BESA uma garantia soberana irrevogável no valor de 5,7 mil milhões de dólares.