Açores: sismo abalou três ilhas

Não há registo de feridos nem danos materiais

Por: tvi24 / SM    |   30 de Março de 2009 às 20:38
Um sismo de pequena intensidade foi sentido nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge, nos Açores, sem causar qualquer dano, anunciou o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos dos Açores.

A directora do centro, Teresa Ferreira, adiantou à agência Lusa que o sismo foi registado pelas 18:24 (19:24 de Lisboa) e atingiu uma magnitude de IV/V na Escala de Mercalli.

O epicentro do evento sísmico localizou-se a dois quilómetros a Este da freguesia de Pedro Miguel, no Faial.

Alegando que ainda estão a ser recolhidos dados, Teresa Ferreira explicou que o evento foi sentido pela população das ilhas do Faial, Pico e São Jorge, mas não há danos a registar dado tratar-se de uma intensidade considerada baixa.

A Escala de Mercalli, utilizada para perceber a amplitude dos estragos provocados por um sismo, vai de I (nível imperceptível) a XII (danos quase totais).

Há dois dias atrás foi sentido no Faial outro sismo (com intensidade máxima II na Escala de Mercalli Modificada), com epicentro a cerca de dois quilómetros a Norte da Ribeirinha, que também não causou danos.

Segundo Teresa Ferreira, todos os dias ocorrem sismos nos Açores, por isso a ocorrência de dois sismos próximos e em zonas diferentes não é uma situação alarmante.
PUB
Partilhar
EM BAIXO: Sismo
Sismo
COMENTÁRIOS

PUB
Submarinos: 27 milhões foram «bónus»

Contrato da ESCOM com os alemães, no negócio dos submarinos, valeu 27 milhões de euros em prémios. Os cinco ramos da família Espírito Santo presentes no conselho superior do GES ficaram com 5 milhões