logotipo tvi24

Açores: sismo abalou três ilhas

Não há registo de feridos nem danos materiais

Por: tvi24 / SM    |   2009-03-30 20:38

Um sismo de pequena intensidade foi sentido nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge, nos Açores, sem causar qualquer dano, anunciou o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos dos Açores.

A directora do centro, Teresa Ferreira, adiantou à agência Lusa que o sismo foi registado pelas 18:24 (19:24 de Lisboa) e atingiu uma magnitude de IV/V na Escala de Mercalli.

O epicentro do evento sísmico localizou-se a dois quilómetros a Este da freguesia de Pedro Miguel, no Faial.

Alegando que ainda estão a ser recolhidos dados, Teresa Ferreira explicou que o evento foi sentido pela população das ilhas do Faial, Pico e São Jorge, mas não há danos a registar dado tratar-se de uma intensidade considerada baixa.

A Escala de Mercalli, utilizada para perceber a amplitude dos estragos provocados por um sismo, vai de I (nível imperceptível) a XII (danos quase totais).

Há dois dias atrás foi sentido no Faial outro sismo (com intensidade máxima II na Escala de Mercalli Modificada), com epicentro a cerca de dois quilómetros a Norte da Ribeirinha, que também não causou danos.

Segundo Teresa Ferreira, todos os dias ocorrem sismos nos Açores, por isso a ocorrência de dois sismos próximos e em zonas diferentes não é uma situação alarmante.

Partilhar
EM BAIXO: Sismo
Sismo

Maddie: PJ não quis investigação com a Scotland Yard
«O ideal seria uma investigação conjunta, mas a polícia portuguesa entende não ser necessário», disse responsável da força policial
«Estive lá com o isqueiro e, depois, aquilo incendiou-se»
Arguido assume em tribunal autoria de incêndio em Ourém, mas nega intenção
Matou com uma navalhada numa bomba de gasolina
Ministério Público pede «pena exemplar» para homem que confessou homicídio no Porto
EM MANCHETE
Passos quer «fazer a função pública respirar»
Passos Coelho anunciou que o Governo anunciará a sua decisão sobre a saída do atual programa após a 12.ª avaliação, em curso, e antes de 5 de maio
Portugal coloca dívida a 10 anos a um juro mínimo
Exames de português e matemática para professores