Um grupo dos Bombeiros Sapadores de Setúbal despiu a farda e os preconceitos e deu o peito às causas sociais com um calendário, seguindo os exemplos internacionais, como o dos bombeiros de Nova Iorque.

Os soldados da paz deram o corpo à objetiva de Rita Ribeiro e fizeram uma sessão fotográfica que resultou num calendário para 2014.

Tiago Silva, de 29 anos, ou melhor, o «Mês de Agosto», disse à tvi24.pt que a ideia «já estava pensada há alguns anos», já que era «possível concretizá-lo» naquele corpo de bombeiros, porque fazem muita «atividade física». Foi só «adaptar ao nosso corpo» de bombeiros.

A realização «foi divertida» e não foi difícil reunir um grupo de sapadores capazes de se desinibir e posar para a objetiva.

Havia mais candidatos, mas acabaram por ser escolhidos apenas «doze», «um para cada mês», com idades «entre os 27 e os 46 anos». Um elenco «diversificado», já que «o público-alvo é variável». Ganham as mulheres. Os pedidos «femininos têm ganho, mas a margem é curta», ou seja, 60 por cento das encomendas vêm de mulheres e 40 dos homens. Tiago Silva - um dos organizadores juntamente com Daniel André («Mês de Julho) - congratulou-se com a adesão que tem sido «boa, com muitas encomendas» . Em «três dias e meio» conseguiram cerca de «150» solicitações, mas querem «vender muito mais durante o ano».

Até a família «ficou rendida». Tiago Silva explicou que os familiares «apoiaram cem por cento» a ideia porque «a exposição seria para uma causa social». Os Bombeiros Sapadores querem, através do seu fundo, apoiar «associações de Setúbal», em especial, «jovens carenciados».

Os projetos dependem do dinheiro que consigam fazer. «Enviamos à cobrança para todo o país» pode ler-se na página do Facebookcriada para o efeito. Por quatro euros, pode ver tudo deste calendário pioneiro dos bombeiros para angariar fundos e que é visto por muitos como um «tabu», reconheceu Tiago Silva.