A proteção civil dos Açores emitiu esta sexta-feira um alerta tendo em conta o agravamento do estado do mar em sete das nove ilhas açorianas, que vão estar sob aviso amarelo da meteorologia a partir de sábado de manhã.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a passagem de uma frente fria, associada a uma depressão centrada a norte dos Açores, vai provocar um agravamento do estado do mar nos grupos ocidental e central do arquipélago.

No caso das ilhas das Flores e Corvo (grupo ocidental), o aviso amarelo (o segundo menos grave numa escala de quatro), relativo a «altura significativa das ondas», vai vigorar entre as 06:00 de sábado e as 06:00 de domingo.

Para aquelas duas ilhas, as previsões apontam para ondas de oeste, passando a noroeste.

No grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico), o aviso estará em vigor entre as 09:00 de sábado e as 09:00 de domingo referente a agitação marítima e «a altura significativa das ondas» de noroeste/oeste.

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores lembra que «o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo, através da adoção de comportamentos adequados», pelo que, «em particular nas zonas mais vulneráveis», recomenda «medidas de autoproteção para estas situações», nomeadamente «especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas».

A proteção civil desaconselha ainda a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

Estradas reabertas na Serra da Estrela

Duas estradas da Serra da Estrela que estavam fechadas na sequência da queda de neve foram reabertas esta terde, mas continua cortada a ligação à Torre, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), da Guarda.

A fonte do CDOS disse à agência Lusa que a ligação Piornos - Manteigas, que estava encerrada desde as 07:30 de hoje, foi reaberta pelas 12:45.

Às 13:10 reabriram os troços das estradas que ligam Portela do Arão - Lagoa Comprida e Lagoa Comprida - Sabugueiro, que tinham sido fechados às 08:30.

A queda de neve mantinha encerrados, pelas 15:30, os acessos à Torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela, indicou.

«Continuam encerrados os troços 11 (Piornos - Cruzamento da Torre), 12 (Cruzamento da Torre - Torre) e 13 (Lagoa Comprida - Cruzamento da Torre», disse a fonte do CDOS da Guarda.