O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou esta terça-feira ter detetado no terminal rodoviário de Viseu um homem acusado de abuso sexual de crianças, que se preparava para sair do país.

O homem, de 45 anos, “encontrava-se acusado da prática de um crime de abuso sexual de crianças", sendo que estava "com paradeiro desconhecido desde 2010, altura da ocorrência dos factos”, refere o SEF, em comunicado.

O cumprimento do mandado de detenção ocorreu na altura em que o arguido se preparava para sair do país num autocarro de carreira internacional”, acrescenta.

Segundo o SEF, o mesmo homem “foi também notificado no âmbito do seu processo de afastamento coercivo que lhe havia sido instaurado em 2010”.

Estrangeiros em Aveiro

Em Aveiro, numa ação igualmente realizada no terminal rodoviário, o SEF identificou cerca de 200 cidadãos, 82 dos quais de nacionalidade estrangeira.

Destes, cinco foram notificados para abandonarem voluntariamente o país no prazo de vinte dias, por se encontrarem em situação irregular em Portugal, sob pena de, não o fazendo, puderem ser detidos e afastados coercivamente de território nacional”, acrescenta.