A Administração Central do Sistema de Saúde revelou que estão em curso, desde junho de 2014, ou serão abertos este ano concursos para a contratação de 1.925 médicos especialistas.

De acordo com a nota enviada à Lusa, foram autorizados, ainda em junho de 2014, dois concursos para a contratação de 817 especialistas e, a 26 de janeiro, um outro concurso acrescentou mais 275 vagas para clínicos.

Serão abertos ainda novos concursos após a conclusão das duas épocas de internato médico de 2015, o que irá permitir admitir mais 819 médicos.

Ao número de médicos especialistas, a Administração Central do Sistema de Saúde acrescenta ainda outros 14 profissionais recrutados para a área da medicina interna cujo processo foi concluído no início de janeiro.

A ACSS destaca também que, em 2015, serão contratados 2000 enfermeiros. Segundo a nota deste organismo, está em fase de abertura um concurso para o recrutamento de mil enfermeiros para os serviços e estabelecimentos de saúde do Setor Público Administrativo, que abrange centros de saúde e hospitais.

Ainda para este ano serão contratados pelo menos mais mil enfermeiros para os hospitais Entidades Públicas Empresariais (EPE) e Unidades Locais de Saúde (ULS).

«De sublinhar ainda que, a Lei do Orçamento de Estado para 2015 vem introduzir diversos mecanismos que facilitam a contratação de profissionais de saúde, assim como a sua fixação em zonas carenciadas, designadamente a possibilidade de atribuição de incentivos, mediante diploma em fase de aprovação», conclui a nota.