O Hospital de Ponta Delgada anunciou esta quinta-feira o cancelamento das marcações de exames de radiologia e análises agendadas para sexta-feira, depois de hoje de manhã ter sofrido uma falha de energia.

Em comunicado, o Hospital do Divino Espírito Santo explica que “ainda não foi possível recuperar as diversas aplicações [informáticas] de apoio a estas atividades” e sublinha que irá remarcar os exames “o mais brevemente possível”.

“Toda a atividade urgente, de internamento e de bloco operatório está assegurada. Na atividade de consulta externa poderá haver alguns condicionamentos nos casos em que esta esteja dependente do recurso a exames complementares”, acrescenta a unidade hospitalar.

A maior unidade de saúde dos Açores esteve hoje de manhã sem energia elétrica durante três horas, devido a um problema que danificou um componente do sistema de abastecimento.

Segundo o hospital, a atividade urgente esteve sempre assegurada, mas algumas consultas e cirurgias tiveram de ser canceladas e ocorreram vários atrasos no serviço.

Ao início da tarde, havia ainda aplicações informáticas que não estavam a funcionar.