O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) passa a disponibilizar, a partir de 01 de março, consultas de hematologia clínica, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Em comunicado enviado à agência Lusa, a ARSC diz ter assegurado «um processo de resposta imediata aos doentes que aguardam consulta de Hematologia no Centro Hospitalar Baixo Vouga, através da colaboração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) que criou, para o efeito, um programa específico».

«Assim, mantendo a referenciação e reforçando a colaboração já anteriormente assumida, o CHUC passará a disponibilizar, a partir de 01 de março, consultas de Hematologia clínica. Informa-se ainda que os doentes hemato-oncológicos continuam a ser atendidos, como até agora, no serviço do CHUC», refere a nota.

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, garantiu na terça-feira que todos os doentes do Centro Hospitalar do Baixo Vouga que estejam em lista de espera para consulta de hematologia serão atendidos até ao final do mês de março.

«O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra vai atender todos os doentes em lista de espera [para consultas de hematologia], eventualmente também o IPO de Coimbra, se for necessário, até ao final de março», garantiu.

No final de uma visita às urgências do Centro Hospitalar Tondela Viseu, que decorreu ao final da manhã de terça-feira, Paulo Macedo sublinhou aos jornalistas que o tempo de espera para uma consulta de hematologia, que ultrapassa os 600 dias no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, vai ser resolvido.