Foram diagnosticados oito casos de legionella no Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa. A informação foi confirmada pela Direção-Geral da Saúde, num comunicado divulgado na sexta-feira à noite. 

"Foram diagnosticados, no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Hospital S. Francisco Xavier, 8 casos de Doença dos Legionários", lê-se no texto.

No mesmo comunicado, a Direção-geral da Saúde diz que as entidades competentes estão a acompanhar a evolução da situação.

"Peritos da Direção-Geral da Saúde, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, bem como da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Ocidental e Oeiras e em articulação com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, reuniram-se para avaliar a situação e definir a resposta adequada ao controlo do surto", acrescenta o mesmo comunicado.

Esta resposta abrange o diagnóstico e tratamento dos doentes, o reforço da vigilância epidemiológica, o reforço da vigilância ambiental e a implementação das medidas necessárias para interromper a transmissão.

Recorde-se que, em 2014, um surto de legionella em Vila Franca de Xira afetou mais de 300 pessoas e fez 12 mortos.