As más condições atmosféricas em Lisboa provocaram, este domingo, alterações em 10 voos, entre partidas e chegadas à Portela, disse à Lusa o porta-voz da ANA-Aeroportos de Portugal.

Proteção Civil coloca todo o país em alerta laranja

Cinco voos com destino a Lisboa «divergiram» para outros aeroportos e outros cinco não levantaram voo, devido ao vento forte que se faz sentir em Lisboa.

Segundo a mesma fonte, quatro dos voos com destino a Lisboa foram redirecionados para Faro e um quinto para Madrid.

O voo que foi redirecionado para Madrid era da companhia aérea Iberia e teve origem na capital espanhola.

Três dos quatro voos que aterraram em Faro eram da transportadora easyJet e provinham de Madrid, Londres-Gatwick e Genebra. O quarto voo era da TAP e teve origem em Málaga, sul de Espanha.

Dos cinco aviões que não puderam levantar voo em Lisboa, três eram da easyJet e dois da companhia aérea espanhola, segundo a mesma fonte.

No aeroporto de Lisboa estavam hoje previstos 435 voos, entre partidas e aterragens.

Dois voos da transportadora aérea dos Açores, SATA, com destino a Lisboa foram este domingo cancelados devido ao mau tempo, anunciou a empresa na sua página na internet.

Os dois voos, com origem em Ponta Delgada, deveriam ter saído às 14:45 e às 16:10 (15:45 e 17:10 em Portugal Continental) com destino a Lisboa, mas foram cancelados.

Um terceiro voo entre Ponta Delgada e Lisboa, inicialmente previsto para as 21:05 (22:05 no continente), está atrasado devido a «razões operacionais», sendo a nova hora de saída 22:30, diz a SATA.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) colocou hoje todas as regiões de Portugal Continental em alerta laranja, até às 08:00 de segunda-feira, por causa de chuvas, vento forte e agitação marítima.

Já o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 10 distritos de Portugal Continental em aviso vermelho devido à intensidade do vento.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra vão estar sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, por causa das fortes rajadas de vento entre as 20:00 de hoje e as 02:00 de segunda-feira.

Para os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, o período estipulado situa-se entre as 21:00 de hoje e as 03:00 de segunda-feira.