Depois de Faro, a Serra do Caldeirão. Ainda há poucos anos, "a serra das 366 curvas" era um martírio para todos quantos que se dirigiam ao Algarve. Mas nesses tempos a Nacional 2 era também o principal meio de subsistência do Algarve interior. As autoestradas foram uma machadada no coração da serra.

Não por acaso, é entre Almodôvar e São Brás de Alportel que a estrada ganha honras de património. Estes quase 60 km da EN2 são a única "Estrada Património" em Portugal, desde 2003.

Sabia, a propósito, que as estradas portuguesas estiveram no passado divididas em "cantões" e que, em cada um deles, havia "casas de cantoneiros"? É o que vai descobrir nesta reportagem, entre outras curiosidades.

Atente já em duas: São Brás de Alportel  é onde mais se casa, com 15,3 casamentos por 1000 habitantes; Almodôvar está no top 5 dos concelhos com mais galerias e exposições.

A Câmara de São Brás de Alportel ainda é o maior empregador do concelho. O resto são estas fábricas pequeninas, negócios à beira da estrada. A "Estrada Real" que os repórteres da TVI estão a percorrer, a propósito das eleições autárquicas de 1 de outubro.