O papa aprovou a realização do 24.º Congresso Mariológico Mariano Internacional em Fátima, em setembro de 2016. A informação foi divulgada pelo santuário, que cita o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos que fez o anúncio em Roma.

“O papa Francisco aprovou a celebração do 24.º Congresso Mariológico Mariano Internacional na cidade de Fátima, organizado pela Pontifícia Academia Mariana em colaboração com os responsáveis do santuário”, refere uma nota de imprensa do templo português, mencionando o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato, que hoje inaugurou o Fórum Internacional de Mariologia.


O congresso realiza-se de 6 a 11 de setembro e tem como tema “O acontecimento de Fátima, cem anos depois. História, mensagem e atualidade”, revelou o cardeal.

Segundo o santuário, Fátima, no distrito de Santarém, acolherá, assim, “a 24.ª edição do mais importante momento internacional de reflexão na área da Mariologia, com temática em específico a incidir no acontecimento de Fátima”.

Em 1967, por ocasião do cinquentenário dos acontecimentos de Fátima, “teve lugar em Portugal, com iniciativas em Lisboa e em Fátima, a 5.ª edição deste Congresso Mariológico Mariano Internacional, no caso sobre o tema ‘De Primordiis Cultus Mariani - Mariologia patrística’, adianta a instituição.

O Fórum Internacional de Mariologia sobre Fátima decorre até sábado em Roma, numa organização da Pontifícia Academia Mariana Internacional com a estreita colaboração do santuário.

A iniciativa "insere-se num esforço de parcerias internacionais que o Santuário de Fátima está a desenvolver, no sentido de levar a outros contextos alguma da reflexão que se faz sobre a Mensagem de Fátima", anunciou a instituição.

Sob o título “A Mensagem de Fátima entre o carisma e a profecia”, o fórum “visa aprofundar a reflexão sobre a Mensagem de Fátima, dar a conhecer as diferentes congregações religiosas e movimentos ligados a Fátima e possibilitar um momento de troca de experiências entre os participantes”, adianta o santuário.

Entre os oradores estão o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, e o bispo de Coimbra e antigo reitor do Santuário de Fátima, Virgílio Antunes, e o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas.