Um cidadão alemão morreu afogado, ese domingo, na praia de Santa Bárbara, ilha de São Miguel, Açores, disse à agência Lusa o capitão do Porto de Ponta Delgada.

Segundo Cruz Martins, o alerta para o desaparecimento do banhista foi feito pelas 13:30 locais (mais uma hora em Lisboa), tendo sido de imediato ativados uma mota de água e um salva-vidas dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande e outra mota de água da Capitania de Ponta Delgada.

O navio patrulha oceânico que está ao serviço nos Açores e está no porto de Ponta Delgada ainda largou, mas quando estava a sair foi dada informação de que o corpo tinha sido encontrado”, adiantou Cruz Martins.

O responsável esclareceu que foi também solicitado à Força Aérea um helicóptero para as buscas, mas acabou por ser desmobilizado porque o corpo foi encontrado nas imediações de onde tinha desaparecido.

O corpo foi transportado para o Gabinete Médico-Legal”, acrescentou o comandante, explicando tratar-se de um “homem de 46 anos, de nacionalidade alemã, que se encontrava de férias com a companheira”.

A Polícia Marítima, que tomou conta da ocorrência, identificou quem deu o alerta, assim como a companheira da vítima mortal, que recebeu apoio psicológico no local da corporação da Ribeira Grande.

Cruz Martins referiu que a praia de Santa Bárbara não é vigiada, porque “terminou a época balnear a 17 de setembro”.