Uma equipa da TVI acompanhou, durante meses, a investigação, coordenada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) e efetuada pelos militares da Direção de Investigação Criminal da Guarda Nacional Republicana (GNR), de uma organização criminosa suspeita da prática de mais de duas dezenas de assaltos na região Centro.

O grupo, constituído na sua maioria por indivíduos com antecedentes criminais (e um evadido da Cadeia de Leiria), dedicava-se, designadamente, ao furto de carrinhas, máquinas de tabaco, caixas registadoras, máquinas de brindes e álcool em cafés e restaurantes.

A TVI revela os bastidores da investigação: acompanhámos as vigilâncias, os seguimentos, a análise forense, as buscas e a atribulada detenção dos suspeitos.

A corrupção, a fraude e o branqueamento dominam a atualidade, mas é esta criminalidade silenciosa que cria o sentimento de insegurança nas vilas e aldeias.

«O Último Assalto» é uma reportagem do Jornalista Rui Araújo, com imagem de Romeu Carvalho e montagem de Miguel Freitas.