A GNR anunciou esta quarta-feira a detenção de um homem, de 31 anos, que na madrugada de terça-feira roubou, por esticão, um comerciante no interior do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL), levando-lhe 8.700 euros.

Segundo um comunicado da guarda, elementos do Posto Territorial de S. Julião do Tojal, do Destacamento Territorial de Vila Franca de Xira, detiveram o suspeito na terça-feira à noite, depois de este ter atacado «com violência física» o comerciante, «por este ter resistido ao crime, tentando evitar que lhe fosse levada uma mala contendo cerca de 8700 euros em dinheiro».

De seguida, o suspeito da autoria do crime encetou fuga do local, contudo, os outros comerciantes e populares que se encontravam nas imediações foram alertados pelos pedidos de ajuda da vítima, de 53 anos, e conseguiram manietar e reter o homem, até à pronta chegada dos militares da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Chegados ao local, os militares da GNR procederam à detenção do suspeito, enquanto a vítima teve de ser transportada para uma unidade hospitalar, para ser assistida aos ferimentos sofridos.

O suspeito, já referenciado por crimes de furto e violência doméstica, foi também indiciado pelo crime de posse de arma proibida – uma soqueira -, tendo sido constituído arguido.

O detido foi ouvido durante a tarde de terça-feira no Tribunal Judicial de Loures, tendo-lhe sido decretada a medida de coação de apresentações bissemanais do posto policial da sua área de residência.