A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, em Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança, rolamentos para automóveis contrafeitos e importados da Alemanha e Espanha no valor aproximado de 240 mil euros, divulgou esta quinta-feira aquele organismo.

As peças, 3.514 rolamentos destinados à indústria automóvel, foram apreendidas numa ação desencadeada pela Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal junto de um distribuidor da cidade transmontana de Macedo de Cavaleiros, segundo informa a ASAE, em comunicado.

A operação foi acompanhada por um perito da marca sueca SKF, “que, apesar do elevado grau de sofisticação, atestou a falsificação destas peças”, de acordo com a fonte.

A ASAE apurou que “esta mercadoria foi importada da Alemanha e Espanha, prosseguindo as investigações sobre a verdadeira proveniência”.

A operação resultou ainda na instauração de um processo-crime por venda e posse de material contrafeito.

Esta ação ocorreu na continuidade da denominada “Operação Globo“, envolvendo a ASAE e o Corpo Nacional de Polícia de Espanha.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica indica ainda, no comunicado, que esta intervenção foi desenvolvida “no esforço de controlo do circuito de comercialização de peças industriais”.