Dois golfinhos da espécie roaz-corvineiro tornaram-se na mais recente atração da praia Vasco da Gama, em Sines, no litoral alentejano.

Os novos ‘moradores’ adotaram a baía de Sines, no distrito de Setúbal, há cerca de duas semanas, para satisfação de muitos locais que passeiam na marginal e para os banhistas que frequentam aquela zona balnear.

A facilidade de alimento e a existência de cardumes de peixe podem ser alguns dos motivos que levaram os dois golfinhos a permanecerem nesta área”, explicou à agência Lusa fonte do Ciemar – Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora, com sede em Sines. “Não sabemos se se trata de um casal ou de juvenis, mas também não queremos perturbá-los porque parecem felizes, uma vez que chegam a fazer pequenos saltos junto às boias” que delimitam a zona de banhos na praia, relatou.

Para o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, “não há memória de algo semelhante e durante tanto tempo”, mas é um “bom cartão de visita” para a cidade.

E até há quem já os tenha batizado, nas redes sociais, com os nomes 'Vasco' e 'Salas', em homenagem ao navegador Vasco da Gama, natural de Sines, e a Nossa Senhora das Salas, padroeira dos pescadores de Sines.

Os dois animais são avistados várias vezes ao dia a nadar em conjunto, indiferentes aos banhistas, e à procura de alimento em vários pontos da baía, marina e porto de pesca.