Quinze concelhos dos distritos da Guarda, Santarém, Castelo Branco, Coimbra e Viseu apresentam este sábado risco máximo de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei e Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Gouveia, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Trancoso e Aguiar da beira (Guarda) e Sernancelhe (Viseu).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

Às 12:20, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) não registava na sua página da Internet qualquer ocorrência significativa em curso.

O IPMA prevê para este sábado nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado até ao final da manhã.

Está também previsto vento em geral fraco, soprando moderado nas terras altas, em especial durante a tarde.

No Sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco, soprando moderado no litoral, em especial durante a tarde.

Em Lisboa, as temperaturas vão variar entre 19 e 27 graus Celsius, no Porto entre 16 e os 22, em Viseu entre 15 e 26, em Bragança entre 17 e 31, na Guarda entre 16 e 27, em Coimbra entre 17 e 26, em Castelo Branco entre 19 e 33, em Portalegre entre 18 e 32, em Évora entre 16 e 33, em Beja entre 17 e 33, em Santarém entre 18 e 29 e em Faro entre 21 e 31.