Cinco concelhos em Portugal apresentam este domingo risco “muito elevado” de incêndio, todos localizados no interior da região Centro do país, de acordo com informação divulgada no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA estão em risco “muito elevado” de incêndio os concelhos de Pampilhosa da Serra, Oleiros, Vila de Rei, Sardoal e Mação.

O risco de incêndio classificado pelo IPMA tem cinco níveis: reduzido, moderado, elevado, muito elevado e máximo. Esta classificação é atribuída com base em valores relativos à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para este domingo o IPMA não colocou nenhum concelho em Portugal Continental na classificação de risco “máximo” de incêndio.

Quanto ao estado do tempo, prevê-se  céu geralmente pouco nublado, apresentando-se em geral muito nublado no litoral das regiões Norte e Centro até ao meio da manhã.

Durante a tarde está previsto um aumento de nebulosidade nas regiões do interior, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada.

Haverá também uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões do litoral.