A Autoridade Marítima Nacional realizou, na noite de sexta-feira, uma operação de busca a um veleiro de bandeira portuguesa que estava desaparecido na ria de Aveiro.

Em comunicado, a AMN adianta que o veleiro, chamado “Azimute”, tinha um tripulante a bordo e quando foi localizado estava fundeado em São Jacinto, em Aveiro, e estava tudo bem.

Segundo a AMN, um alerta, feito pelas 20:41 de sexta-feira através do INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar, informou que um veleiro tinha largado às 16:00 e ainda não tinha regressado, existindo, no local, condições de visibilidade reduzidas devido ao forte nevoeiro.

A AMN indica que foram feitas buscas na ria de Aveiro em condições de muito pouca visibilidade, tendo sido localizado o veleiro às 22:25.

As buscas foram coordenadas pelo capitão do Porto de Aveiro, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), e foram mobilizadas uma embarcação Salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e outra do comando-local da Polícia Marítima de Aveiro.